domingo, 8 de novembro de 2009

Respeito não se impõe, se adquire

 image

…Farei com que sejam respeitados – Salmo 91.15c

Está ai algo que todos nós queremos, ser respeitados. Mas diz um ditado que respeito é algo que não se impõe e sim que se adquire. Também acredito nisso. Respeito não está ligado a títulos, posição, ou cara feia. Respeito está mais ligado à forma que vivemos e as coisas que cultivamos no decorrer do nosso caminho. Creio que é algo que cresce à medida que plantamos as sementes corretas. Vemos isso na Bíblia, na vida de pessoas a quem somos chamados à atenção para o respeito que estas pessoas adquiriram. Alguns exemplos me vêem a mente...

Veja o caso de Moisés, um homem de quem se fala que como ele nunca se levantou alguém igual (Dt 34.10). Personagem grandemente respeitado! A semente que ele semeou pode ser vista no episódio em que vemos sua irmã e seu irmão falando contra ele (Nm 12). Ele havia dado motivos para que eles falassem. Mas, foi o próprio Deus quem veio defendê-lo. Por que Deus fez isso? Está escrito que ele era humilde (v 3). Moises não ficou tapando o sol com a peneira, ele não era cabeça dura. Quem quer ser respeitado tem que aprender a ser humilde, pois com arrogância, só se constrói uma imagem negativa e antipática de si mesmo.

Outro personagem, Daniel. A palavra que me vem à mente em relação a este homem que adquiriu o respeito de reis poderosos: integridade. Daniel teve sua vida vasculhada e ninguém encontrou nada de que pudessem lhe acusar (Dn 6.4). Quem quer ser respeitado, não pode caminhar pelo caminho das falcatruas e cambalachos, pois um dia “a casa cai”.

Mais personagens, os amigos de Daniel, Sadraque Mesaque e Abednego. Estes homens se recusaram a dobrar os joelhos diante de uma estátua de ouro, mesmo sob a ameaça de serem jogados em uma fornalha de fogo (Dn 3). Palavra que me vem à mente: coerência. Falar uma coisa e fazer outra, não viver de acordo com aquilo que se diz acreditar, abrir mão de seus princípios, são coisas que têm feito com que muitos percam o respeito das pessoas.

Mais um, Davi. Davi foi um homem que cometeu erros, erros seríssimos. Mesmo assim, está escrito que ele morreu em boa velhice e cheio de respeito (1 Cr 29.28). Não são os nossos erros que fazem com percamos o respeito, e sim a forma como lidamos com eles. Davi não culpou a mais ninguém por seus serros. Ele sabia assumir a responsabilidade por eles e aprendia com eles. Não vemo-lo errando duas vezes na mesma coisa.

Eis ai algumas sementes que devemos plantar para que possamos colher o fruto agradável do respeito em nossas vidas: humildade, integridade, coerência e responsabilidade. Deus promete que fará com que sejamos respeitados, mas é bom que façamos nossa parte.

Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br