quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O vexame dos homens não é o vexame de Deus

image

Os israelitas foram vencidos e fugiram correndo para as suas casas – 1 Samuel 4.10

O povo de Israel partiu para uma guerra contra os filisteus tendo adiante de si os sacerdotes Hofni e Finéias que carregavam a arca da aliança. Estes sacerdotes eram os mesmos que roubavam as ofertas que eram trazidas a Deus e se prostituiam com as mulheres que ficavam diante do Tabernáculo. Seguindo o exemplo dos sacerdotes, o povo entrou em decadência moral e espiritual. Mesmo assim eles foram enfrentar seus inimigos com a arca da aliança adiante deles. A arca da aliança era a peça principal da Casa de Deus e simbolizava a glória de Deus entre eles. Com aquele objeto sagrado diante deles, eles foram lutar com um conceito supersticioso e errôneo de que Deus teria que lhes dar a vitória mesmo com a vida de degradação em que viviam. Estavam enganados! Eles foram derrotados, sim, diante dos inimigos. Deus sempre deixou claro que  nunca compactuaria com as obras infames que o seu povo praticasse. O Deus que julga os filisteus por causa de suas más obras e que faz com que até um gigante caia pela pedrada de um rapazinho temente a Deus, também faz com que aqueles que se dizem seu povo, caiam pelas pedradas dos filisteus, porque pau que dá em Chico dá em Francisco. Ele não tem qualquer obrigação com sacerdotes ladrões e adúlteros.

Mas, vamos nos lembrar que quem perdeu aquela batalha foi o povo de Israel, e não Deus. Os ídolos dos filisteus se prostraram diante de Deus (1 Sm 5.3) e os filisteus passaram um grande vexame perante o poder de Deus (1 Sm 5.9). Deus estava mostrando que Israel e seus sacerdotes podem passar vergonha, mas Ele não. Os vexames do povo de Deus diante dos filisteus, não é o vexame de Deus. Ao contrário disso, é uma demonstração de que Deus não acoberta os erros de ninguém, é justo e sabe disciplinar. Não há vergonha que o povo de Deus passe que vá manchar a Deus, a Sua Palavra, ou impedir o trabalho de Deus nesta terra. Os homens só podem manchar sua própria reputação, suas instituições e seu nome. Deus está acima de tudo isso e é intocável.

Pr Edmilson

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br