quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O caminho do discípulo

image

Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me – Mt 16.24

O ensino que o Senhor Jesus dá aos discípulos continua o mesmo até hoje; nada foi mudado. Para a fé fiel e para a obediência filial também não mudou nada. Os verdadeiros discípulos são os homens e mulheres que vivem em associação com o Senhor crucificado, ressuscitado e presentemente glorificado. Submissos à sua palavra, realizam sua obra de fé e amor entre os homens, nas mesmas condições dos discípulos primitivos.

“Se alguém quer vir após mim...” Deus não usa mais a linguagem da antiga aliança; em vez de dar ordens, propõe. Trata-se de um convite que recebemos, tendo a liberdade de aceita-lo ou recusá-lo. A passagem fala da condição de vida de um discípulo que se alista voluntariamente e aceita obedecer, como soldado leal e disciplinado, ao seu Mestre. Até que sejamos submissos por vontade própria, o Senhor apenas nos propõe que nos alistemos nas fileiras de seus discípulos. Não nos obriga a isso.

“A si mesmo se negue...” É nesse ponto que somos postos à prova, porque se essa renúncia não for a base e o fundo de nossa vida de discípulo, o fracasso é certo. Será que já renunciamos a nós mesmos de verdade, sem esperar ser elogiados pelos homens, mas apenas vistos por Deus, que saberá recompensar-nos publicamente na hora devida? Quando respondermos afirmativamente a esse convite do Mestre, nossa vida será protegida e frutífera.

“tome a sua cruz, e siga-me”. Não podemos esperar que as circunstâncias nos obriguem a dar nossa vida, mas devemos oferece-la voluntariamente. O que dá valor à nossa consagração não é somente a decisão de seguir a Jesus e carregar nossa cruz, mas o ato voluntário que realizamos, estando perfeitamente conscientes de não agir por obrigação, mas por amor ao Senhor e ao mundo.

Temos de aceitar o convite e preencher as condições para esse serviço. Só então poderemos servir à humanidade e glorificar a Deus na terra.

H. E. Alexander

1 comentário

Unknown disse...

Realmente pastor, quando se pressupõe que discípulo é alguém que escolhe ser, o que o senhor escreveu se coaduna. Mas segundo as Escrituras, não há quem busque a Deus, Jesus disse: mas vos não quereis vir a mim para terdes vida, e ainda ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer! Isso significa pastor que ninguém escolhe a Deus, em consonância com as Escrituras que dizem: "Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda". Sendo assim o verdadeiro discípulo não é aquele que se faz, não é aquele que se esforça para ser, mas aquele por quem Jesus morreu para torná-lo!
Se somos discipulos não é porque estamos fazendo um grande esforço, e outros não estão, e pó isso não são. A única diferença que há entre um discípulo e um impio, é a Cruz de Cristo! Tire a cruz e não haverá diferença alguma! Não há nenhum mérito em ser um discípulo, a Glória é toda de Jesus, ele executou, ele consumou o plano eterno do Pai, é porque Ele fez, nós fomos beneficiados por sua obra, isto é, aqueles que realmente foram escolhidos por Ele. Não temos que aceitar um convite, temos que responder a um chamado! E Ele nos chamou pelo nome, não fomos convidados, fomos comissionados, fomos envolvidos na maior de todas as missões, "Ide e pregai o evangelho".
Por fim pastor eu gostaria de dizer que não temos capacidade para responder por nós mesmos, por isso aquele que nos chamou e nos comissionou, nos enviou também seu Santo Espírito, para que por Ele, nEle, e através dEle possamos realizar boas obras. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus, não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br