quarta-feira, 11 de março de 2009

Abaixo da superfície

img_compassion365b

Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas – Mt 5.7

Havia um irmão que me chamava a atenção por sua paciência para com sua esposa. Ele era uma pessoa muito alegre e brincalhona. Era o tipo de pessoa que tornava difícil ficar sério perto dele. Onde ele estava, dava para se ouvir de longe o barulho das risadas daqueles que o cercavam. Já a esposa... Eu já vi pessoas de temperamento difícil, mas aquela irmã era um caso à parte. Se ele trazia alegria aonde chegava, ela trazia confusão, raiva, mau humor. Pense numa pessoa esquisita!

Um dia eu não resisti e perguntei a ele aonde ele achava tanta paciência para lidar com a esposa.

- Olha pastor – disse ele – no começo foi muito difícil. Mas um dia numa conversa, entrei num assunto que ela não gostava de falar que era sobre sua infância. Eu sabia que sua mãe havia morrido quando ela era criança e que ela foi criada pelos parentes. O que eu não sabia era de certos detalhes de sua infância. Ela me disse que quando tinha seus seis ou sete anos, sua mãe ateou fogo no próprio corpo, na sua frente. Ela presenciou a mãe queimar até morrer. Quando a ouvi falar aquilo, me enchi de compaixão e entendi o porquê daqueles distúrbios de comportamento. Quem passaria por aquilo sem ficar com suas seqüelas? A partir daquele dia foi mais fácil para eu agüentar tudo.

Aprendi algo naquele dia. Por detrás da maioria dos comportamentos e temperamentos difíceis existem certas feridas e traumas que os causam. Existem pessoas que não conseguem reagir positivamente diante das amarguras da vida e deixam que elas os tornem pessoas amargas. Outros são submetidos às mesmas coisas, mas se tornam pessoas melhores por reagirem bem. Mas, o que fazer com aqueles que não reagiram bem e se tornaram pessoas difíceis? Nos enchermos de misericórdia e ajudá-los no que pudermos. Muitos dos que são doentes de alma hoje, serão curados e se tornarão instrumentos de cura para outros amanhã.

8 comentários

Anônimo disse...

É isso ai pastor.
Como é importante sabermos que estamos todos sendo tratados por Deus e que ninguem muda da noite para o dia. Deus vai tratando dia a dia com nossos defeitos e traumas e enquanto isso... muita paciencia.
Abraço

Anônimo disse...

Puxa! Realmente existem pessoas que agem estranhamente com a família e amigos. E acredito que essas pessoas algumas vezes sofrem ao agir assim.Precisamos mesmo pedir a Deus graça para saber lidar com essas pessoas de maneira a ajudá-las ao invéns de apenas julgá-las pelo comportamento que tiveram conosco.Por essas e outras que a Bíblia diz que o amor tudo suporta!
Ser cristão é então gostar do que sorri sem desprezar o que chora! Há muitas pessoas cujas almas choram e só a misericórdia e o amor de Deus revelados através da compreensão dos irmãos mais próximos aliados ao "tempo" serão capazes de fazer estas pessoas sentirem(espontâneamente)que não há mais porque chorar! A vida continua...

Anônimo disse...

Bom Pastor
Precisamos conhecer as pessoas, pois somos tão diferentes, vivemos no mesmo mundo mais com vidas totalmente diferentes, pensamentos diferentes. Sei que para Deus somos todos iguais. Mais trauma é uma palavra forte, e com muitos efeitos na vida de uma pessoa. A pessoa que passa por algum tipo de trauma somente Deus para ter misericórdia, pois não deve ser fácil conviver com esse tipo de pessoa. Eu verdadeiramente peço a Deus muita sabedoria, força para ter misericórdia do meu próximo e pode ajuda-lo. Hoje mais do que nunca quero ser usado por Deus para ajudar alguém que um dia vier a precisar de mim.
Pastor não sou muito bom para fazer comentários, mais quero que saiba que gostei muito da mensagem.
Agradeço a Deus por ter colocado o Senhor no meu caminho. Que o Deus continue te usando a cada dia mais e mais. Continue assim pois você é especial . Gosto verdadeiramente do Senhor.

Anônimo disse...

É realmente é preciso aprender a ter misericórdia das pessoas que estão ao nosso redor...
Com pessoas que tem temperamento difícil...Pois afinal todos somos falhos em alguma área...!!
Ao invés de criticarmos as pessoas deveríamos ser instrumentos de Deus para ajudá-las, porque enquanto ajudamos Deus vem e trabalha em nós tbm!!
E entender que atrás de certos comportamentos existem feridas que ainda não foram tratadas e corações que anseiam por misericórdia!!
Portanto sejamos instrumentos de Deus para ajudar!!!E não atrapalhar...

Anônimo disse...

nada a ver o que essa mimika falou!

Anônimo disse...

É preciso conhecer o seu passado para entender o seu presente e construir o seu futuro...partindo dessa premissa, compreeendemos o porquê de certas situações, como no caso dela...
Nos resta saber, que Deus pode restaurar as suas emoções, ou em segundos, porque Ele pode fazer isso, ou então, com o tempo, seja lá quanto, e Sua palavra for curando sua alma ferida por tão triste "passado", que, provavelmente, continua muito presente em sua vida!!!
Que o Senhor restaure a alma desa mulher, e não só dela, mas de tantos outros que passam por essa mesma situação(e nã osão poucas!!!
Saudações Reverendo!!!

Marcio Augusto disse...

Por isso devemos aprender a não julgar o nosso irmão, existem certas coisas que simplesmente não entendemos e é sempre melhor apresentar essas questões a DEUS que nos dará sabedoria para agirmos da maneira correta.

Pr Vera disse...

Realmente a alma humana é cheia de misterios, doenças, e graças a Deus o sangue de Cristo tem poder para sarar, desde que se queira; quanto a nós que convivemos com as de temperamento dificil precizamos cultivar a paciência e compreenção ate que esta seja sarada.

Postar um comentário

Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.



 
^

Powered by Bloggerblogger addicted por UsuárioCompulsivo
original Washed Denim por Darren Delaye
Creative Commons License

BlogBlogs.Com.Br