Traga Marcos com você, porque ele me é útil no ministério - 2Timóteo 4.11
Quando Barnabé e Saulo foram separados pelo Espírito de Deus para a obra missionária, decidiram levar um auxiliar: João Marcos, sobrinho de Barnabé. João “Deus é Gracioso” era seu nome hebraico. Marcos “Grande Martelo” era o nome romano. Ele já havia servido com Saulo e Barnabé quando levaram uma oferta para os irmãos da Judéia.
Enviados pela igreja de Antioquia, partiram rumo a Chipre, dando início ao trabalho. Quando chegaram na Panfília, veio a surpresa: João Marcos decidiu voltar para Jerusalém. O que teria acontecido? Não há registro sobre a causa do abandono. Apenas a informação sobre a decisão de João Marcos. Alguns anos depois, em nova viagem missionária, João Marcos é o pivô da discussão, pois Barnabé queria levá-lo, mas Paulo guardava em sua memória o abandono de Marcos.
Há muitas razões por que uma pessoa desiste de um trabalho. Note que Marcos desistiu da viagem, mas não da fé em Cristo. O próprio Paulo, no fim da vida, citou Marcos a Timóteo como alguém muito útil, aos colossenses como consolação, e a Filemon disse que marcos era cooperador.
Tomar uma decisão contra tudo o que se espera pode trazer certo desgaste à imagem pessoal. Mas há certas decisões que precisam ser tomadas, e isto não nos impede de voltar a servir ao Senhor, como antigamente. Deus sabe o que se passa em nosso interior e compreende as nossas decisões. Na obra de Deus, todos são úteis.
_________________________
Fonte: Pão Diário 7, Leitura 28 de fevereiro, Rádio Trans Mundial
2 comentários
Paz caro Pastor Edmilson:
O ser humano não gosta de ouvir a verdade, exceto raríssimos casos...
A verdade dói. Disse alguém que o maestro para reger a orquestra, precisa dar às costas ao público... pois é... Nossas verdades também são assim algumas vezes!
Precisamos ter ousadia e coragem para dizer a verdade e tomar decisões que nem sempre agradarão às pessoas. O importante é estarmos convictos delas e com consciência limpa diante daquele que tudo vê!
Abraço fraterno.
No mais... Paz!
Pr. Jesiel Freitas
Paz!
Podemos notar neste texto dois aparentes erros. João Marcos por ter abandonado o trabalho e Paulo em tê-lo julgado mais tarde.
Todavia, em ambos os casos, Deus interviu. Mesmo quando tomamos decisões erradas, Deus as transforma em benção.
A exemplo de José do Egito...
Deus te abençoe!
Abs,
Vinicius Morais
----
Visite: Refletindo a Graça
http://refletindoagraca.blogspot.com/
Postar um comentário
Faça o Pr Edmilson feliz: Deixe um comentário respeitoso, gentil, edificante e construtivo. Algo que enriqueça o que foi dito.
Agradeço o tempo que você gastou ao deixar algumas palavras aqui.